top of page

Vik Muniz


OBRA: Sarah Bernhardt

Descrição Pré Iconográfica

Imagem composta por vários brinquedos, desde pequenos a grandes, coloridos ou preto e branco que juntos em cima de um fundo branco dão a forma e a cor de uma mulher com vestimenta que assemelha-se a um sobre tudo por estar sobre quase todo seu corpo, apoiada no que se parece uma bancada também composta com a mistura de brinquedos que se transformam na obra desejada pelo artista.

Descrição Iconográfica

A obra foi realizada pelo artista plástico Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, artista que trabalha com séries de fotografias, de obras de artes que são criadas com materiais diversos como: papéis perfurados, algodão, chocolate liquido, poeira e objetos. Muniz busca na fotografia a expressão para questões de representação da realidade, ligando-a ao desenho e a pintura de forma não convencional.

Descrição Iconológica

Do lixo aos diamantes, Vik Muniz reinventa a tragédia que se esconde nas obras sujas ou revela o ridículo que se disfarça no luxo. Ele remete a suas obras a moda no seu estilo de trabalho sempre reutilizando materiais como na moda que a cada ano se cria, mas sempre reciclando e reutilizando ideias, modelos, formas e estilos de anos anteriores. Seus trabalhos foram inspirações para grandes marcas como GAP e Visionaire, que lançaram camisetas com estampas elaboradas por Vik Muniz e alguns outros artistas. Muniz fez parceria também com a marca Louis Vuiton de alto luxo, e a uma ONG carioca onde juntos criam um lenço de seda com o conceito “luxo responsorial”. Uma palavra esquisita, que significa responsabilidade social.

Vik Muniz (de camisa cinza e braços cruzados) e os alunos da escola Spectaculu. Ele desenhou o novo lenço da Louis Vuitton

(ao lado) com os rostos dos participantes do projeto.

Participantes do Projeto.

Camisa assinada por Muniz para a marca Visionaire.


bottom of page