OBRA: Flaming June
Descrição Pré Iconográfica
A obra retrata uma jovem de pele clara e cabelos bem longos, dormindo em um sofá.
Ela usa um vestido longo, de mangas curtas, transparente, fluído e na cor laranja. Está descalça e usa um dos braços para apoiar a cabeça. Ao fundo, está o mar onde reflete o pôr do sol. Próximo da poltrona, à direita da pintura, também há um arranjo de flores vermelhas e folhas verdes.
Descrição Iconográfica
Frederic Leighton, pintor pré-rafaelista, é o autor da obra Flaming June, que foi feita no ano de 1895. O movimento Pré-Rafaelista trata-se de uma irmandade criada no século XIX que busca resgatar o estilo de pintura anterior a Rafael, considerado por eles algo mais puro e voltado à natureza.
Descrição Iconológica
Na obra o pintor retratou uma jovem dormindo perto do mar mediterrâneo. A planta é um Oleandro, tóxica e altamente venenosa cuja ingestão acarreta em sintomas como vertigem e sonolência. Na imagem, ela representa a ligação entre a natureza e o sono.
Relação com a Moda:
O que mais chama a atenção nesta obra é o vestido da jovem. De tecido leve, num tom vibrante de laranja, e que traz a sensação de leveza e bastante movimento. A transparência revela uma certa sensualidade.
Edição de dezembro de 2013 da Vogue americana: